O Maior Ataque de Ransoware da História!!!
O que é um Ransonware: é um tipo de malware que infecta máquinas de sistemas operacionais variados e que criptografa arquivos do usuário, Exibem mensagens de resgate dos arquivos mediante a pagamento de um acerta quantia, comumente em Bitcoins, mas podem ser utilizadas outras moedas digitais também.
Qual é o Ransomware?
O Ransomware que está causando todo este problema parece ser uma variação do "WannaCry", também conhecido por "WCry" ou ainda "WannaCrypt0r ransomware". Ele funciona como qualquer outro Ransonware, encriptando arquivos e pedindo resgate, mas o que garantiu que ele tivesse maior sucesso de infecção foi a sua forma de duplicação e propagação, um comportamento semelhante a qualquer outro vírus to tipo "Worm", pelas informações, ele afeta especificamento o protocolo SMB do Windows, especialmente versões mais antigas do sistema da Microsoft, uma vez que uma máquina em rede seja infectada, ele poderia se espalhar para as demais. Os tipos de arquivos que ele afeta são os com as extensões doc, .dot, .tiff, .java, .psd, .docx, .xls, .pps, .txt, .mpeg, entre outros.
De onde veio o Ransomware?
Não se sabe exatamente a origem dele, o "WCry" em si já existia há algum tempo na verdade, e as vulnerabilidades do Windows 10 que permitiam o ataque foram corrigidas ainda em Março pela Microsoft, contudo, o "WCry" parece ter sido "levemente" modificado graças ao vazamento de ferramentas de hacking da NSA que aconteceu recentemente, uma das ferramentas, chamada de "EternalBlue", parece conseguir explorar facilmente o protocolo SMB do Windows para invasão e aparentemente, segundos os laudos da Kaspersky, foi utilizada para incrementar o "WCry".
Como o Ransomware parece ter se propagado principalmente por e-mail e o país de maior detecção feita pela Kaspersky foi a Rússia, é possível que ele tenha se originado lá, entretanto, como a Kaspersky tem maior atuação lá, o fato deles terem detectado uma maior quantidade na Rússia pode se dever a isso, não sei, a empresa mesmo comentou que eles poderia ter uma "visão local do caso", que poderia ser muito mais grave do que as estimativas deles.
Quem é afetado por ele? Quem são as vítimas?
Resumidamente: Usuários de Windows. Mas vamos detalhar e especificar mais. Este ransomware afetou diversas empresas de Telefonia especialmente, como a Telefónica na Espanha, a Vivo, que pertence à empresa aqui no Brasil, não relatou até então nenhuma infecção, ainda que tenha declarado estar tomando providências para evitar o problema.
Os computadores afetados, segundo o site da Microsoft, são os que usam as seguintes versões do Windows:
- Microsoft Windows Vista SP2
- Windows Server 2008 SP2 and R2 SP1
- Windows 7
- Windows 8.1
- Windows RT 8.1
- Windows Server 2012 and R2
- Windows 10
- Windows Server 2016
Sendo que correção original para a primeira versão do WCry foi liberada pela empresa, mas muitos destes usuários, ou não usam o Windows 10, ou não atualizaram. A recomendação é instalar os seguintes patches de correção que deverão aparecer nas atualizações do sistema: 017-10, 017-12 e 017-15.