domingo, 30 de agosto de 2020

O FBI alerta sobre riscos do Windows 7. Por que é perigoso continuar usando?

Como todos já sabem, em janeiro deste ano, o Windows 7 parou de receber atualizações de segurança e chegou ao fim de sua vida útil. A Microsoft anunciou, no início de 2019, que o sistema operacional deixaria de receber atualizações gratuitas de suporte e segurança. A Microsoft recomenda que os usuários e empresas atualizem o sistema operacional para o Windows 10.

As recomendações do FBI

Para o Federal Bureau of Investigation, a defesa contra cibercriminosos requer uma abordagem em vários níveis. Isso deve incluir a validação do software atual usado na rede de computadores e a validação de controles de acesso e configurações de rede. A possibilidade de:
Atualize os sistemas operacionais para a versão mais recente disponível.
Verifique se antivírus, filtros de spam e firewalls estão atualizados, configurados corretamente e protegidos.
Audite as configurações de rede e isole os sistemas de computador que não podem ser atualizados.
Audite a rede para sistemas usando RDP, fechando portas RDP não utilizadas, aplicando autenticação de dois fatores sempre que possível e registrando tentativas de acesso ao RDP.



Tradução do documeto FBI WINDOWS 7

Infraestrutura de rede de computadores Vulnerável ao fim da vida útil do Windows 7 Status, potencial crescente para o ciberespaço Ataques Resumo O FBI observou criminosos cibernéticos alvejando redes de computadores infra-estrutura depois que um sistema operacional atinge o status de fim de vida. 

Continuar a usar o Windows 7 em uma empresa pode fornecer acesso de criminosos a sistemas de computador. Com o passar do tempo, o Windows 7 torna-se mais vulnerável à exploração devido à falta de segurança atualizações e novas vulnerabilidades descobertas. 

Microsoft e outros profissionais da indústria recomendam fortemente a atualização do computador sistemas para um sistema operacional com suporte ativo.