Como todas as outras atualizações, a build 22000.100 traz várias correções e ajustes. Veja mais detalhes no blog oficial da empresa — não está disponível em português.
É importante ressaltar que o Windows 11 ainda possui erros que não foram resolvidos pela atualização, como a barra de pesquisa não registrando comandos e atalhos na área de trabalho abrindo programas errados. Ou seja, este período de testes não é recomendado para o uso diário.terça-feira, 27 de julho de 2021
segunda-feira, 26 de julho de 2021
Cloudflare que promete rapidez e privacidade
Lançar algo em 1º de abril vai sempre fazer a gente perguntar se aquilo é sério ou não, razão pela qual a Cloudflare teve que deixar claro já no título do anúncio oficial que não estava brincando: a companhia tem agora um serviço de DNS disponível para todo mundo. Só não é fácil decorar os endereços: 1.1.1.1 e 1.0.0.1.
O novo serviço também traz promessa de mais desempenho. Basicamente, o DNS tem a função de indicar qual o endereço IP de um site. Se o servidor de DNS estiver lento ou cair (aconteceu com o Google Public DNS no ano passado), o acesso a determinado site demorará ou não vai ser possível naquele momento. Por outro lado, um servidor de DNS rápido e estável torna o processo bem mais ágil, obviamente.
No site oficial — no endereço https://1.1.1.1, olha só —, a empresa menciona testes que mostram que o seu serviço de DNS obteve 14,8 ms no tempo de resposta contra 20,6 ms do OpenDNS (da Cisco) e 34,7 ms do Google Public DNS. Os índices mais recentes estão no DNSPerf, site responsável pelos testes.
Além da velocidade, a Cloudflare promete privacidade ao eliminar os registros de log do usuário a cada 24 horas e se comprometer a não coletar dados referentes a hábitos de navegação que poderiam ser repassados a terceiros.
Para usufruir da novidade, basta configurar o seu roteador, dispositivo móvel ou computador com o endereço 1.1.1.1 como primário e 1.0.0.1 como secundário. Saiba aqui como mudar o DNS no Windows e macOS.
Cloudflare libera VPN gratuita Warp
Para começar, o Warp foi anunciado quase na mesma época em que a Apple disponibilizou o iOS 12.2. Essa versão trouxe mudanças em alguns parâmetros de conectividade que acabaram dificultando o funcionamento da ferramenta de VPN.
Mas superar esse obstáculo não bastava. Cerca de dois milhões de pessoas se inscreveram para testar a ferramenta durante a fase de pré-lançamento. Esse número impressionante permitiu à companhia detectar outro problema: os aspectos técnicos das redes móveis variam muito de uma região para outra.
Cloudflare promete privacidade no Warp
Ofertas de VPN gratuita sempre geram desconfiança. Talvez seja por isso que a Cloudflare tratou de fazer quatro promessas sobre privacidade:
Não vai guardar logs que possam identificar usuários;
Não venderá dados de navegação ou os usará para publicidade segmentada;
Não exigirá cadastro de informações pessoais, como nome, telefone e e-mail;
Trabalhará com auditores externos para garantir o cumprimento dessas promessas.
Vale destacar que tanto o Warp quanto o Warp+ não são ferramentas à parte, mas funções integradas ao aplicativo do 1.1.1.1. É possível baixá-lo na App Store ou na Google Play Store.